sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Cantando mais alto


Hender nosso querido ex-aluno, enviou-me algo que recebeu pela internet. Trata-se de um testemunho que nos deve levar a pensar MUITO:

“Morei na Alemanha durante o holocausto nazista. Eu me considerava um cristão. Ia à igreja desde criança. Nós havíamos ouvido as histórias do que estava acontecendo com os judeus, mas, como a maioria das pessoas hoje aqui neste país, tentamos nos distanciar da realidade do que estava acontecendo. O que alguém poderia fazer para parar aquilo?

Havia uma ferrovia atrás da nossa pequena igreja e, cada domingo pela manhã ouvíamos o apito de longe e depois o bater das rodas do trem nos trilhos.

Ficamos transtornados num domingo quando ouvimos gritos vindo do trem que passava. Nos demos conta de que aquele trem transportava judeus. Eles pareciam gado nos vagões!

Semana após semana aquele apito de trem tocava. Ficávamos com medo de ouvir o som daquelas rodas, porque sabíamos que os judeus começariam a gritar por nós ao passarem pela igreja. Era altamente atordoante! Não podíamos fazer nada para ajudar aquelas pessoas, coitadas, mas seus gritos nos atormentavam.

Sabíamos exatamente a hora em que o apito iria tocar, de modo que decidimos que a única maneira de não nos sentirmos mal por ouvirmos os clamores dos judeus era começarmos a cantar nossos hinos. Na hora que o trem passava atrás do pátio da igreja, cantávamos a plenos pulmões. Quando alguns dos gritos chegavam aos nossos ouvidos, nós apenas cantávamos um pouquinho mais forte, até que não conseguíssemos mais ouvi-los.

Passaram-se anos, e ninguém mais fala sobre o assunto. Mas eu ainda ouço aquele apito do trem nos meus sonhos. Consigo ouvir os judeus clamando por ajuda...

Perdoa-nos a todos, Senhor, que nos chamamos Cristãos, mas que não fazemos nada para intervir!...”.

Extraído: Carta missionária do Pr. Luiz Ricardo

Pr. Ronaldo Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário