segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Curta o verão com alimentação saudável

Está chegando o verão e é hora de começar a se programar para estar em plena forma física e ter toda a disposição para esta estação.

Para isso, é preciso prestar atenção em alguns hábitos alimentares e na rotina de atividade física, pois estes dois fatores se completam e são essenciais para reduzir a gordura corporal e aumentar a massa muscular, enxugando e definindo o seu corpo.

Uma alimentação equilibrada e adequada em nutrientes é fundamental para atingir os objetivos estéticos, sem precisar prejudicar o organismo com dieta radicais e medicamentos para emagrecer.

Basta seguir algumas dicas:

As frutas, verduras e legumes são os alimentos mais indicados para o verão, pois são ótimas fontes de vitaminas, minerais, fibras e água, além de serem alimentos refrescantes e de baixa quantidade calórica que combinam com a alta temperatura do verão.

Consuma à vontade folhas verdes e legumes (de preferência crus). Inclua sempre salada no início das refeições principais - almoço e jantar. Cuidado apenas com o tempero: evite maionese e molhos prontos. Prefira o azeite, o limão, o vinagre e os molhos leves em geral.

As gorduras vegetais (azeite, óleo de girassol, soja etc) combinam com as preparações de verão e são mais saudáveis que as gorduras de origem animal.

As carnes magras são as mais indicadas para esta época, pois são mais facilmente digeridas evitando desconfortos, além de serem mais saudáveis. Opte pelas carnes brancas de aves, peixes, e cortes de carne vermelha magros. Por outro lado, evite as carnes das aves com a pele, a carne de porco e carnes vermelhas como a picanha. Quanto a forma de preparo varie entre cozidos, grelhados e assados, deixando de lado as frituras que não combinam com o clima quente do verão, além de serem extremamente calóricas.

As sobremesas mais refrescantes são as melhores opções para o verão: frutas ou doces à base de frutas, tais como: sorvetes de frutas no palito, compotas geladas de frutas, saladas de frutas, flans de frutas, etc. A pedida do verão é justamente essa, optar por alimentos naturais, frescos e que favoreçam uma rápida digestão, hidratação e nutrição.

Hidratação: Nos dias quentes, o nosso organismo elimina uma quantidade maior de líquidos devido ao calor. Para evitar a desidratação, é necessário ficar atento ao volume de água ingerido no dia, para compensar essa perda. A sede é um sinal de que já estamos desidratados, e por isso a água deve ser oferecida antes que esse sinal se desencadeie. A recomendação diária é o consumo de 2L de água por dia, volume que pode aumentar para 2,5L de água por dia nos dias mais quentes.

A prática de esportes no verão faz com seu corpo elimine uma alta quantidade de líquidos e minerais por meio do suor, seja em treino ao ar livre ou na academia. Para repor a perda desses nutrientes tão importantes (principalmente sódio e potássio) é necessário a ingestão de água; sucos de frutas; chás, bebidas energéticas e água de coco.

Não podemos esquecer de uma excelente fonte de hidratação ao organismo: a água de coco, fonte de minerais importantes, principalmente o potássio e de baixo valor calórico, um copo de 200ml fornece em média 40kcal.

Chás gelados de ervas também ajudam a hidratação do seu organismo, além de contribuírem com propriedades fitoterápicas importantes.

Fonte: http://www.nutriessencial.com.br

Wilson Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário