sábado, 3 de setembro de 2011

Equipes Excelentes


Infelizmente, há ainda quem conceba a idéia de que um grupo reunido em uma mesma sala é sinônimo de uma Equipe. No primeiro caso, as pessoas estão apenas agrupadas, próximas em virtude de um espaço físico e delimitado, para que realizem suas atividades. No outro, uma equipe ou time evidencia-se pela presença da união, da sintonia, da camaradagem e, por sua vez, seus membros não necessitam estar perto fisicamente para que seja evidenciado o chamado espírito de equipe.

Confira abaixo alguns indicadores de que um verdadeiro time.

1 - O clima organizacional é visivelmente saudável e não precisa ser monitorado a todo o momento pelo líder, como se uma "bomba relógio" estivesse
prestes a explodir.

2 - No dia a dia o estresse sempre estará presente. No entanto, quando uma equipe de valor forma-se, os fatores estressantes diminuem.

3 - Respeito à diversidade. O que conta é a pessoa que está na equipe para somar, agregar valor aos colegas.

4 - Consideração à personalidade de cada indivíduo.

5 - A oportunidade para apresentar idéias, sugestões sem receio de ser criticado pela liderança ou demais colegas, é realidade na rotina de uma equipe.

6 - Acesso ao líder quando qualquer colaborador sentir a necessidade de conversar sobre o desempenho pessoal ou coletivo.

7 - Em uma equipe a liderança não é vista como uma personagem intocável ou merecedora de medo. O líder conquista o respeito e nunca tenta se impor aos liderados.

8 - Se um colega apresenta dificuldades em alguma determinada atividade, existe a presença do espírito de camaradagem e a troca de idéias e informações.

9 - Compartilhamento de conhecimento entre as pessoas é uma constante.

10 - Numa equipe existe a consciência de que a conquista é sempre coletiva, pois todos os membros da Equipe estão interligados em suas atividades.

Fonte: www.rh.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário