domingo, 5 de abril de 2009

2) Ministérios orientados pelos dons


Este princípio é expressão da convicção de que Deus determinou em seu plano quais cristãos devem assumir quais funções na Igreja. A tarefa da liderança da Igreja é ajudar os membros a descobrir os dons que Deus lhes deu e a encontrar um ministério que combine com estes dons. Um princípio simples, mas cuja aplicação tem conseqüências positivas grandiosas. Em resumo nós queremos apenas ter pessoas certas, nos ministérios certos pelos motivos certos.


Se você, como cristão, viver de acordo com seus dons espirituais, você não trabalhará mais na sua própria força; é o Espírito de Deus quem trabalhará em você. Assim você, como pessoa “comum” no mais verdadeiro sentido da palavra, poderá realizar coisas fora do comum. Outro grande benefício deste princípio é que quando você exercer suas tarefas baseado em seus dons, você certamente será mais feliz, eficiente e realizado.


Uma pessoa que executa uma tarefa que não corresponde aos seus dons assemelha-se a uma roda quadrada. E um cristão que não tem nenhuma função na Igreja, este talvez seja uma das rodas redondas, das quais tantas estão jogadas dentro da carroça, sem uso. E agora você mesmo talvez consiga imaginar o que, nas categorias desta ilustração, seria um cristão que vive de acordo com os seus dons espirituais! Não é de admirar que a aplicação deste princípio tenha efeitos tão extraordinários sobre o desenvolvimento saudável e natural da Igreja. [Leia +]