quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Discipulado


Para nós da IP Betânia, o discipulado é um relacionamento comprometido e pessoal onde um discípulo mais maduro ajuda a outros discípulos de Jesus Cristo aproximarem-se mais dEle.

Permita-nos esclarecer melhor essa definição:

O discipulado é um RELACIONAMENTO...

Não se trata apenas de frequentar reuniões religiosas. Sem o relacionamento a vida cristã perde totalmente a sua essência. Basta olharmos para o exemplo de Jesus. Marcos 3:14 nos diz que “Então designou doze para estarem com ele...”. Pouco tempo depois Lucas nos diz em Atos 4:13 que os líderes religiosos “Ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram que haviam eles estado com Jesus”.
Por esta razão afirmamos que o discipulado não é um programa, nem uma estrutura, nem um curso.

O discipulado é um relacionamento COMPROMETIDO E PESSOAL...

Segundo Jesus, a relação entre discípulo e discipulador devem ser idêntica a relação que existe no contexto familiar (Mateus 12:46-49). Alguém que não se sente parte da família jamais se sentirá comprometido. O compromisso não se refere a defender uma causa ou instituição, mas a defender e apoiar pessoas. Para isso, o discípulo se envolve pessoalmente porque se sente seguro.

O discipulado é um relacionamento comprometido e pessoal onde UM DISCÍPULO MAIS MADURO...

Em suma, ser maduro não quer dizer que jamais erramos. Ser maduro é andar com Deus, é reconhecer as próprias faltas e confessá-las, levantar e continuar lutando em busca de uma vida de santidade.

O discipulado é um relacionamento comprometido e pessoal onde um discípulo mais maduro AJUDA A OUTROS DISCÍPULOS DE JESUS CRISTO...

Essa ajuda não pode criar a dependência (que é uma tragédia visto que a pessoa não se sente responsável porque só faz o que seu discipulador indica), nem de independência (que é o critério de maturidade de nossa cultura mas que leva a pessoa a viver isolada de tudo e de todos) mas deve criar o vínculo de interdependência (que é o critério de maturidade cristã visto que todos buscam fazer o que Deus orienta através de sua Palavra e um apóia o outro nesse propósito). Na interdependência, a pessoa experimenta a unidade do Corpo de Jesus. É fascinante!

O discipulado é um relacionamento comprometido e pessoal onde um discípulo mais maduro ajuda a outros discípulos de Jesus Cristo a APROXIMAREM-SE MAIS DELE.

Levar outros a vivenciar a fé cristã e assim se aproximar de Cristo poderá ser feito de diversas formas. Individual (2 Timóteo 2.2) ou em grupo (como fez Jesus com os doze).
Nós da IP Betânia decidimos por fazer o discipulado em grupo (duração de 8 meses - Março a Junho e Agosto a Novembro) seguido do individual a que chamamos de Mini-grupo (ocorre durante todo o ano).

No discipulado em grupo as pessoas recebem toda a orientação necessária sobre as disciplinas espirituais indispensáveis para o desenvolvimento da espiritualidade sadia. Já nos mini-grupos (grupos formados por no máximo 3 pessoas) cada um tem a oportunidade de compartilhar o seu desenvolvimento na vida cristã.

Em ambos os casos o nosso propósito final é que cada discípulo desenvolva um relacionamento comprometido e pessoal com Jesus e com os demais discípulos.

Agora re-leia a definição de discipulado e pense: Quão atrativo seria esse tipo de relação para você? Está interessado em participar de um grupo de discipulado e posteriormente de um mini-grupo? Então clic aqui e fale conosco.
____________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário